Doe sangue, salve vidas

No sábado (22), fui doar sangue pela primeira vez na vida. Aproveitando que domingo iríamos fazer tatuagens novas, combinamos de ir no Hemocentro da Santa Casa, só que infelizmente a Bárbara não conseguiu porque ficou doentinha.
Nos últimos três anos, por conta das tatuagens, eu não pude doar sangue, e antes disso eu tinha menos de 18 anos, só que mesmo assim eu nunca tinha me preocupado com a doação de sangue antes de conhecer a Bárbara. Em alguma conversa surgiu o assunto, e comecei a refletir os pontos pelos quais eu deveria doar. Pessoas próximas a mim já tiveram problemas de saúde que foi preciso fazer transfusão de sangue e plaquetas e se não houvesse quem doar, o que seriam deles?

doaçao_sangue

Segundo dados do Ministério da Saúde, apenas 1,8% da população é doadora de sangue. É um número muito baixo, visto que para doar você precisa atender alguns critérios simples, passar por um exame de anemia e uma entrevista com perguntas sobre sua própria saúde. No meio dessa entrevista, a médica perguntou se eu tinha relações sexuais com pessoas do mesmo sexo. Infelizmente, o sistema continua homofóbico. Digo continua porque me lembrei do caso de um amigo, o Léo, que não pode doar sangue por ser homossexual.

A sala de espera estava bem cheia, sinal de que muitas pessoas resolveram doar no mesmo dia que eu.  Aguardei 1h45 até conseguir de fato, doar. Foi necessário apenas 10min para retirarem os 473ml de sangue – o permitido – e ainda ganhei um lanchinho. Vale lembrar que com essa quantidade retirada, o que para nós é bem pouquinho, podem ser salvas até três vidas.

^0DD2F7A012009E1254632484B6ACB46D2D74B63E9082860262^pimgpsh_fullsize_distr

Um comentário sobre “Doe sangue, salve vidas

  1. Pingback: Tatuagem, doação de sangue e gordice | Odeio Sagu

Deixe um comentário

