Na Estante: Nu, de Botas – Antonio Prata

selo_naestante
No final de 2014 eu coloquei uma meta na minha vida: ler doze livros por ano. Parece muito simples para qualquer pessoa, mas eu achava que tinha dois problemas: o primeiro seria estudar e trabalhar, e consequentemente não ter tempo. O segundo é que eu leio MUITO devagar. Bem, descobri que eram desculpas para não tornar o prazer de pegar nos livros um hábito. Atualmente estou no sétimo, faltando cinco para atingir o objetivo de 2015.
Para começar as resenhas, escolhi o primeiro livro que terminei esse ano: Nu, de Botas, do Antonio Prata, lançado em 2013.

nudebotas_foto1
Conheci o autor através de seus textos publicados em jornais e comecei a admirar o modo que ele escreve. A presidente de uma ONG que trabalhei me presenteou com o livro.

Em Nu, de Botas, Prata apresenta diversas histórias de quando era criança, em uma visão compatível com a idade. O misto de realidade e ficção faz você se questionar a cada página até que ponto ele vivenciou aquilo, e até que ponto foi fruto de sua imaginação. O lado cômico, que me tirava risadas dentro do metrô, fez eu me sentir quase que dentro das crônicas. Vi várias crianças da minha família e até parte de minha própria infância a cada página (tirando, é claro, o fato dele morar no Itaim Bibi).
nudebotas_foto2Em certo trecho, ele conta que tentava diariamente ligar para o programa do Bozo, e me fez recordar do Hugo Game. Quando eu era pequeno meu sonho era conseguir falar com os apresentadores para jogar pelo telefone, e como ele, achava que nunca me atenderiam (e não atenderam :/).

Outra parte que me fez gargalhar foi quando ele descreve sobre como usar cueca era um tabu na infância: “afinal, pra que servia aquela camada inútil de pano entre a pele e a deliciosa textura do moletom?“.
Com 144 páginas, o livro é uma ótima indicação para quem quer uma leitura leve e rápida, bem descontraído sem parecer forçado, e ver como é a visão de uma criança sobre a vida. Mas prepare-se: sua memória vai te levar nas mais profundas lembranças.

^0DD2F7A012009E1254632484B6ACB46D2D74B63E9082860262^pimgpsh_fullsize_distr

4 comentários sobre “Na Estante: Nu, de Botas – Antonio Prata

  1. Pingback: 12 livros em 2015 | Odeio Sagu

  2. Pingback: Na Estante: Sete anos – Fernanda Torres | Odeio Sagu

Deixe um comentário

