Na Estante: Buda – Heródoto Barbeiro

selo_naestante

No começo de 2014 passei por algumas dificuldades que me levaram a conhecer um pouco mais sobre o budismo e frequentar alguns templos. De todas as religiões que conheço, o budismo – se é que pode ser chamado de religião – é a que mais me agrada e condiz com as ideias que sempre acreditei. Para me aprofundar no assunto, comecei a ler artigos que encontrei na internet, mas eu precisava de algo mais físico, de algo mais próximo, mais concreto.

buda_olhos

Como de costume busquei nos sebos que já conheço, e encontrei esse livro: Buda – O mito e a realidade. O livro é escrito pelo jornalista Heródoto Barbeiro (aquele mesmo, da Record News), que inclusive recebeu o título de monge leigo, dado pela comunidade Soto Zen Shu.

O budismo foi trazido em 1960 pelos imigrantes japoneses, mas existem outras vertentes da religião, como a chinesa e a tibetana. É dividido em várias escolas, cada uma com suas particularidades.

buda_capaNessa publicação, o autor conta a história de Sidarta Gautama, o grande Buda, e faz um grande apanhado da filosofia dentro da prática budista. Como diz no título, alguns mitos vão ser desfeitos durante a leitura, como por exemplo que aquele monge gordinho tão conhecido no Ocidente, não é o Buda que todos acreditam ser.
A própria palavra “Buda” não é o nome de uma só pessoa. Na verdade é um termo em sânscrito que significado ‘o iluminado’, e é a denominação para aqueles que atingem a iluminação, assim como Sidarta.

Como comprei o livro já usado, ele veio com uma dedicatória de um pai para um filho, e  sintetiza minha opinião sobre o assunto:

Pedro,
Não é preciso religião para viver melhor a vida. Não há conselhos para dar ou ouvir, as lições cabem na vida.
Que você tire suas próprias conclusões. Você tem todas as condições, que a vida já te deu. Com amor, o maior possível!
Papai – Julho/2006

Esse é um livro que indico para todos que me perguntam sobre o budismo, e que foi meu pontapé inicial para querer aprender mais. O melhor “resumo” já feito, em 120 páginas, que te coloca de cabeça num longo caminho. O Caminho do Meio.

^0DD2F7A012009E1254632484B6ACB46D2D74B63E9082860262^pimgpsh_fullsize_distr

Anúncios

2 comentários sobre “Na Estante: Buda – Heródoto Barbeiro

  1. Pingback: Ano novo chinês! | Odeio Sagu

  2. Pingback: Lavandas | Odeio Sagu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s