A conquista do voto feminino

Comemoramos hoje a Instituição do Direito de Voto da Mulher, conquista alcançada em 03 de novembro de 1930, quando o direito feminino foi instituído em todo o país. E acredito ser bem importante sabermos como ela foi alcançada, né?

Bom, um movimento chamado sufragista ou sufrágio feminino era a principal bandeira feminista da época que lutava pela conquista deste direito, votar e ser votado. Este ideal foi trazido de Paris para o Brasil em 1919, pela bióloga Bertha Luz. Que junto com a militante anarquista Maria Lacerda de Moura fundou a Liga Pela Emancipação Intelectual da Mulher, que mais tarde se tornou a Federação Pelo Progresso Feminino, e lutava em prol do direito das mulheres.

E depois de um longo período de reivindicações, o presidente Washington Luís, que governou o Brasil entre os anos de 1926 e 1930, oficializou este processo.

voto

O Estado do Rio Grande do Norte, em 1927, se tornou o primeiro do país a permitir que as mulheres votassem nas eleições. Foi o ano em que a professora Celina Guimarães se tornou a primeira brasileira a fazer o alistamento eleitoral. E esta conquista regional beneficiou a luta feminina da expansão do voto para todo o país.

No início com algumas restrições, só tinha o direito de votar mulheres casadas que tivessem a autorização do marido, e viúvas e solteiras com renda própria. Estas restrições foram eliminadas no Código Eleitoral de 1934, porém o voto feminino só passou a ser obrigatório, como o masculino, em 1946.

Atualmente, nós mulheres participamos efetivamente da vida política do país, tendo inclusive como presidente, uma mulher, e tornando o voto feminino um fator decisivo no quadro político nacional.

^C2AC964286C5B7F49A85128BB42813641D3ECA0F6277AB0C94^pimgpsh_fullsize_distr

Anúncios

3 comentários sobre “A conquista do voto feminino

  1. Pingback: Na tela: As Sufragistas | Odeio Sagu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s