Do papel à arte

Que coisa gostosa é se descobrir, desenvolver habilidades, criar. E mais ainda é ver as pessoas que você gosta e admira fazendo o mesmo.

E é justamente da criação de duas dessas pessoas queridas que eu vim falar aqui hoje.

Foto: Papiro Art

Foto: Papiro Arte

Em 2014 vi surgir a Papiro Arte, responsável por desenvolver peças exclusivas e personalizadas, fruto do trabalho de dois seres encantadores e talentosos, a Tamires, que cuida da parte mais burocrática como valores e contato para briefing, e a Simone, responsável pela criação e execução das peças. Esse dom que resultou num trabalho de encher os olhos foi descoberto alguns anos antes, através de uma influência externa. Praticamente um amor à primeira vista.

Em 2011 a Simone buscava um presente para o dia das Mães na Feira da Praça Benedito Calixto quando se deparou com o trabalho de dois artistas que faziam lagartos e girafas com fibra de vidro e papel. Observando alguns itens já prontos, ela diz ter descoberto o papel em sua forma mais íntima e naquele momento um elo foi criado. A partir daí começou a explorar e descobrir sozinha, criar possibilidades e formas. As primeiras concretizações palpáveis desse estudo vieram: uma aranha (medo!) e um calango.

Foto: Papiro Art

Foto: Papiro Arte

Completamente inserida nesse universo, ela foi em busca de estudos que satisfizessem sua vontade de criar e descobrir ainda mais. Participou dos cursos de Personagem em massa Clay e Escultura em tamanho real, no SESC, que ajudaram a desenvolver ainda mais seu talentos somado a novas informações, experiência e técnicas.

Foto: Papiro Arte

Foto: Papiro Arte

Hoje, as criações da Papiro Arte são todas de papel – uma ótima forma de reaproveitar papéis que iriam para o lixo -, sendo estruturadas com cola e fita crepe. Algumas peças contém olhos em plástico para, segundo a criadora, dar o ar mais real e um suspiro de vida diferente. O mais legal é que as peças que contém acabamento de cor ou simulação de textura também são feitas com papel, um trabalhinho de formiga realizado com carinho e atenção que deixa o resultado final ainda mais impressionante.

Mas você deve estar se perguntando ‘De onde vem a ideia de fazer os bichos?’ ou ‘pra onde vão?’. Bem, eles são feitos sob encomenda e a partir do briefing dado começa o processo criativo e a execução. Uma pesquisa é feita considerando tim tim por tim tim do animal: anatomia, costumes, expressões, peculiaridades, habitat… tudo! E ainda existe a preocupação se inserir um toque do futuro dono à peça, criando entre ambos um elo ainda maior.

Foto: Papiro Arte

Foto: Papiro Arte

O intuito da Papiro Arte de encantar seus clientes com suas criações exclusivas é atingido com excelência. Digo isso por experiência própria. Tive o privilégio de receber um pedaço deste talento em forma de gorila. Isso mesmo! Quem me conhece sabe a fascinação que tenho por macacos, em especial por gorilas. E aí recebi o Joca, que tem essa cara de marrento que eu adoro e fica só na espreita lá em casa. Ele tem os traços perfeitos e o olhar penetrante, fico apaixonada só de olhar pra ele. Enche os olhos e o coração, por que fica muito claro que o trabalho é feito com cuidado, carinho, atenção e envolvimento.

Tem como não morrer de orgulho de ver um talento desses crescendo e se tornando tão especial, gente?

Pra quem se interessou: papiroarte.ss@gmail.com  😉

 ^C2AC964286C5B7F49A85128BB42813641D3ECA0F6277AB0C94^pimgpsh_fullsize_distr

Anúncios

17 comentários sobre “Do papel à arte

  1. De fato ,essas duas artistas transformam papel em arte.O trabalho é feito de forma minuciosa , e o cuidado nos detalhes ,abrange todas as fases ,da pesquisa à embalagem , tudo é cuidadosamente tratado no mesmo nível :a excelência!!!
    Conheço de perto e afirmo: quando você leva um bichinho desses para casa , tenha certeza que foi gerado , com muita dedicação,capricho e amor…

    Curtido por 1 pessoa

  2. Quanta fofura! Muito lindo o elefantinho! ♥
    Eu gosto e levo um pouco de jeito para artes manuais, quem sabe um dia eu ainda faça algo parecido. Muito lindo mesmo! E que demais o teu gorilinha!
    Adorei esse post, quero um curso desse pra mim HAHAHAH
    Um beijo, Bárbara!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s