De Santiago a zona leste de São Paulo, Allende resiste!

7977526524_6751e18e3b_b

(foto: Goat Galiza)

Allende resistiu quando Pinochet começara o golpe militar no Chile. Não suportou, mas resistiu até onde pôde.
Mais de 40 anos depois, alunos da escola que leva o nome do presidente chileno resistem a outro “general” muito conhecido pela sociedade paulistana: Geraldo Alckmin.

O protesto é contra a reorganização das escolas, que visa separar alunos por ciclos – fundamental I, fundamental II e médio. A justificava do secretário de Educação, Herman Voorwald, é de que a queda na taxa de natalidade gerou escolas ociosas. Nas palavras dele, “a rede foi desenvolvida para absorver até 6 milhões de alunos, hoje tem 4 milhões”.

Mas o que tudo isso quer dizer? Que as escolas passarão a ser só de Ensino Fundamental (I ou II) ou Ensino Médio. Mas como existem “escolas ociosas”, 94 escolas serão fechadas e outras 1.464 unidades serão “reorganizadas”. Muitas das escolas estaduais que serão fechadas ficarão disponível para os municípios.

O que isso vai gerar? Com certeza milhares de demissões de professores e outros funcionários, transtorno para alunos e famílias, além da superlotação das escolas para qual serão remanejados os alunos. A prioridade deveria ser outra, como a valorização de profissionais da educação, segurança no entorno das escolas, a diminuição do número de alunos por sala, a implementação de conteúdo relacionados aos direitos humanos, e até melhorias nas estruturas das escolas.

Já são cinco escolas ocupadas pelos alunos. O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo já ordenou a reintegração de posse de uma delas, e a Polícia Militar está em prontidão para descer o cacete. Mais uma vez, o governo Alckmin mostra que não tem conversa e a decisão está feita. Mas seja no Palácio de La Moneda ou na escola da zona leste paulista, o povo deve resistir até que não se tenha mais armas, palavras, escolas ou cadernos.

^0DD2F7A012009E1254632484B6ACB46D2D74B63E9082860262^pimgpsh_fullsize_distr

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s