Armário Capsula

cabideEu não sei vocês, mas desde de que tomei conhecimento desse tal de armário cápsula eu passei a enxergar isso em TODO lugar. O que foi ótimo pra mim, já que me interessei muito e estou me propondo a experimentar esse método. Eu não vou falar aqui como funciona, mas vou deixar meus ‘guias espirituais’ no assunto para que vocês consultem caso se interessem. Tem muita informação bacana por aí.

A primeira vez que vi sobre o assunto de forma mais sólida foi no blog da Náthaly, e eu já tinha um interesse despertando, nos últimos tempos, sobre o consumo consciente e autoconsciência de corpo + estilo. Aí juntou lé com cré. A partir daí meus guias são:
O blog Teoria Criativa, que tem MUITA informação bacana – e cheguei nele por indicação do blog da Náthaly -, e é literalmente um ótimo guia para conhecer sobre o assunto. E o mais recente descoberto foi o Less is the new black. Que é amor, é xuxu, é look lindo e moça fofa, não guento! Aliás, ela saiu na TPM desse mês que tá com um conteúdo bem bacana sobre esse assunto: consumo em excesso, a iniciação e a preocupação com consumo consciente, e zaz. Entro nos dois sempre que recebo notificação de post novo, e absorvo toda a informação possível.

Essa coisa de armário cápsula caiu como uma luva pra mim. Tô numa fase que não tá fácil, viu? Não aguento mais comprar coisas que vão pro fundo da gaveta, compra por impulso, do tipo ‘ah achei legal, chegando em casa vejo com o que uso’. O que acontece: não uso! E ficam pilhas de roupas dentro do armário com uma única função: ocupar espaço. Claro que isso não é legal, meu bolso reclama, minha consciência pesa e eu me perco no sentido da palavra ‘vestir’.  Aí por outros montes de motivos, pesquisei, pensei, e decidi… Vou tentar (e conseguir. Eu ouvi um amém?) o armário cápsula.

Eu ainda não comecei, tô esperando pelamordeDeus acabar o semestre da faculdade e as provas. Uma mudança dessa precisa de calma, tempo, olhos atentos e muito entendimento. E só o que eu tenho agora na cabeça é programa de rádio, gravação, roteiro, TV, notícia, trilha faculdade.  Mas eu já queria dividir com vocês essa decisão que pra mim é um passo e tanto!

Ah! Alguém tem dicas de como começar? Por onde? Ou qualquer dica que seja útil pra quem tá um pouco perdida nesse start!? Me deem uma luz, um norte. Socorro, gente!

 

^C2AC964286C5B7F49A85128BB42813641D3ECA0F6277AB0C94^pimgpsh_fullsize_distr

 

 

 

9 comentários sobre “Armário Capsula

  1. Pingback: Armário Cápsula- O início | Odeio Sagu

  2. O armário capsula é uma ideia legal… Não tenho dicas porque nunca fiz 😦 Apesar de estar mesmo precisando reduzir o n° de peças no meu armário, não sou consumista então não estou enfrentando problemas por isso no momento, rs.

    Uma vez, li uma dica que era pra arrumar todas as roupas com o gancho do cabide na mesma direção e do lado certo. À medida que for usando, virar o cabide e deixar as outras peças do avesso. Assim, depois de um tempo, você vai ter noção daquilo que não usa… Pode ser que funcione!

    Beijos e boa sorte.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Oii Bárbara, também fiquei muito interessada no Armário Cápsula assim que fiquei sabendo dele. Eu tenho muita roupa e sou muito consumista, mas tem uns tempos para cá que estou querendo meio que definir meu estilo (não virar escrava de um estilo só, mas me identificar com um ou dois), e aí o armário capsula seria uma ótima solução, pois eu me atentaria para o que de fato gosto e tem mais haver comigo, e não comprar por meramente comprar. Nos últimos meses, sempre que abro o guarda roupa eu tiro uma peça que não uso mais ou nunca usei e coloco na minha lojinha no Enjoei ou doou e isso já tem sido um ótimo começo. Agora, em relação as compras, também estou pensando mais e avaliando o que de fato eu preciso e contribuirá para o meu AC. Sei que será dificil, mas será bom para mim.

    http://www.larydilua.com

    Curtido por 1 pessoa

    • Laryssa, acho que de todos os benefícios do armário cápsula, a questão de poder se conhecer melhor criando um elo entre corpo e estilo é o que faz a diferença pra partir para o quesito consumo consciente. Definindo/descobrindo melhor o que você quer usar, o que se sente confortável e qual a linha você pretende seguir ajuda 90% na hora de comprar. Já que assim você sabe exatamente aquilo que precisa e pode combinar com o que você já tem. Olha, boa sorte pra nós, com certeza será ótimo, vamos trocando experiências 😉
      Beijo!

      Curtir

  4. Hello 😀 fico feliz que você tenha gostado e entrado nessa também hahaha!!
    Impressão minha ou vc faz RTV? Pq se for eu tb fiz 🙂
    Entãoooo te indico o programa que a Gabi participou, nele ela da algumas dicas de como preparar o armário capsula: http://globoplay.globo.com/v/4590359/
    E também tem o planejamento em pdf que serve mais para auto-conhecimento e ajuda muito a ser mais consciente na hora das compras:
    http://www.teoriacriativa.com/planeje-o-seu-armario-capsula/
    Em breve vou fazer post sobre um evento de trocas de roupas, que eu fui e foi uma experiência super legal 🙂
    Sério fiquei mega felizz 😀
    Um mega beijão, Himmel ❤

    Curtido por 2 pessoas

    • Nathaly, curti muito, achei a ideia incrível, além de super possível. Vendo a experiência de vocês, então. Foi o que me incentivou a fazer!
      Eu faço Produção Audiovisual, ta alí com RTV 😉
      Eu vou favoritar esse link aqui e ver assim que for começar, acho que vai me ajudar a ter a ideia fresca na mente. E o planejamento eu imprimi e preenchi tudo, fiz o painel de referências e me animei muito, deu uma clareada imensa na mente, viu!?
      Ah que máximo, eu tenho várias roupas já separadas pra troca/venda, acredita? Vou esperar ansiosa!
      *-* grata por reascender essa vontade em mim quando voltou a postar no blog, adorei!!!
      Beijão

      Curtir

  5. Babi, já li muito sobre o armário capsula, e tive muita vontade de começar.. Embora ache que não conseguiria por conta da restrição que já existe no meu armário rs..
    Não sou consumista, então, não é como se eu tivesse 1 milhão de peças no armário, sabe?!
    Acho que o ‘start’ é escolher o que vai querer manter na proposta e definir a data.
    Boa sorte!
    Beijos

    Curtido por 2 pessoas

    • Vera, então no seu caso seria diferente, não pelo fator consumo em excesso. Ponto positivo pra você, já haha
      Então já dei o Start sem querer, já sei o que quero, qual linha seguir, já tenho ideia das peças que vou manter, agora só preciso bater o martelo de quando começar, o que também já está meio decidido!
      Obrigada, vou precisar, viu!? haha
      Beijo!!!

      Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário

