Na Tela: O Olmo e a Gaivota (2015)

olmo e a gaivota 1

Foto: Divulgação

Premiado no Festival do Rio 2015 e no Festival de Locarno, na Suíça, “Olmo e a Gaivota” é um documentário da diretora Petra Costa com codireção da dinamarquesa Lea Glob, produzido pela Zentropa Enterteinments (empresa de Lars Von Trier), pela produtora O Som e a Fúria e pela Busca Vida Filmes, do Brasil (Talvez por isso a repercussão/divulgação tão forte aqui).

A obra traz um curioso misto de ficção e realidade com os atores do Théâtre du Soleil, Olivia Corsini e Serge Nicolaï, representam a si mesmos. E conforme a produção da peça “A Gaivota”, do russo Anton Tchekhov, avança… descobrem a gravidez de Olivia.

A partir daí começa um rito de passagem, onde a atriz vive o limite de sua liberdade e vida profissional indo contra os limites impostos pelo seu próprio corpo e sua gravidez. E o rito se estende a quem esta assistindo, também. Nessa etapa me perdi, em algum momento que não sei especificar qual, no que era real e o que era ficção. E, na verdade, me parece ser esta proposta do documentário.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A sensação é de fazermos parte do dia a dia do casal, com uma visão dos diálogos e experiências para a superação dessa fase tão pessoal e peculiar. Aliás, é muito provável que você se identifique com pelo menos uma das situações vividas por eles. Além da comoção causada por ver Olivia lutando contra si mesma e suas vontades para o bem estar no bebê.

O decorrer do filme traz uma sensibilidade absurdamente real, sem exageros. Eu e o Rafa nos olhamos em várias cenas nos reconhecendo. Logo se vê que o enredo envolve o telespectador, leva você pra dentro da história. No final parece que você fez parte desse documentário também, e sai do cinema levando algumas reflexões no bolso, que podem e vão ser úteis dentro da sua realidade.

^C2AC964286C5B7F49A85128BB42813641D3ECA0F6277AB0C94^pimgpsh_fullsize_distr

 

 

Anúncios

2 comentários sobre “Na Tela: O Olmo e a Gaivota (2015)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s