Deixei a lista de lado…

Dezembro chega e traz com ele muitas emoções (tipo Roberto Carlos, mesmo).
É fim de ano, festa, presentes e normalmente duas opções de pensamento 1. ‘Puta merda, passou o ano e eu não fiz isso, nem aquilo, nem aquilo outro’ ou 2. ‘Preciso começar a pensar minhas metas pro ano que vem!’. Bom, eu era do time de pensar nas metas pro próximo ano, afinal sou a louca das listas, faço listinha pra quase tudo – é meio maníaco, mas eu me organizo melhor assim – e pra metas de ano novo sempre foi excelente. Só que pra essa coisa de final de ano, eu mudei.

Pois é… abandoei listas com metas futuras. Motivo? Poderia falar um monte de blá blá blá, mas não vou. Simplesmente percebi que é melhor (pra mim), ao invés de pensar nas metas pra um ano que ainda nem chegou, primeiro pensar em tudo que fiz, que não fiz, que poderia ter feito mas não quis fazer, que fiz sem querer… ENFIM. Refletir sobre esse ano que ainda tá aqui, que é o presente. Isso porque o tempo tá passando cada vez mais rápido – acho que todo mundo tem a mesma percepção, né? – e a gente vai vivendo a maior parte do tempo na loucura e só se dá conta de muitas coisas depois que elas acontecem. Então vale a pena uma retrospectiva, sabe?

opcao2

Eu me proponho o seguinte: ‘Olha pra trás com carinho e olhos atentos, espia sua vida, suas atitudes, suas conquistas, suas quebradas de cara, tudo que o passou por você, ativamente ou não. Analisa, reflete sobre as coisas que você acha que poderiam ter sido diferentes e que essa diferença dependia de você, nota o valor de tudo o que você conquistou, relembra  como foi essa conquista, o que você fez e o que deixou de fazer’. Pronto, aí começa o exercício.

Olha, vou contar que já comecei essa reflexão. Tá funcionando, viu!? Sendo, aliás, essencial pra começar o próximo ano mais consciente das minhas atitudes, do que eu quero fazer diferente e o que quero manter porque foi bom pra mim e pra quem está ao meu redor. Então, se você é do time da lista de metas pro ano novo, posso sugerir que você faça, antes da sua lista, essa reflexão? Eu suspeito que vai ficar bem mais fácil listar seus objetivos se você estiver ciente do que quer levar desse ano velho e do que quer renovar para o ano novo.

^C2AC964286C5B7F49A85128BB42813641D3ECA0F6277AB0C94^pimgpsh_fullsize_distr

9 comentários sobre “Deixei a lista de lado…

  1. Listas, não gosto muito delas.
    Por um simples motivo: sou desorganizada demais para segui-las. Mas tenho muitos objetivos e metas em mente, acho melhor assim. Nunca me esqueço de cumprir os mais importantes para mim.
    Mas amei a ideia de fazer uma reflexão é muito importante tomar nota do rumo que estamos dando para nossa vida.
    Adorei a proposta,
    Bjuss, Luh.

    Curtir

  2. Eu abandonei as listas de fim de ano faz um tempo, porque elas acabaram perdendo o valor pra mim. Eu nunca sei o que vai acontecer, então se as coisas não davam certo do jeito que eu queria, pronto, era decepção. Agora eu sou mais adepta a pensar no que estou vivendo no presente e lidar com isso. 🙂
    Realmente o tempo está voando!

    Curtido por 2 pessoas

    • É, então Bianca. Eu comecei a ver que essa coisa de lista é muito a gente querer controlar o que vai acontecer, e não dá né? Porque a vida é louca e se amanhã ainda nem existe não tem como saber o que vai ser. Acho que ter desejos e almejar coisas tudo bem, conforme o tempo a gente vai se mexendo pras coisas acontecerem, mas estabelecer coisas pro futuro cria expectativa demais em cima de algo que é incerto. E claro, a gente acaba caindo do cavalo :/ e isso até prejudica o gás pra continuar atrás das coisas né? EU também estou preferindo viver o agora. Ta dando MUITO certo.

      Curtir

Deixe um comentário

