Porque resolvi ser vegetariano

8382358720_a6ebfac58b_o

(Arte: itsokstay_calm)

Uma das perguntas que mais ouvi nesse um ano e meio vegetariano foi “Por que você é vegetariano?”, e confesso que as vezes eu travo pra responder.

Como cresci no meio do hardcore, sempre ouvi algumas bandas que levantavam essa bandeira. Depois, me envolvendo com movimentos sociais, conheci algumas pessoas que eram adeptas. Mas nunca tinha imaginado que me tornaria vegetariano. Aliás, foi meio “por acaso”.

Um dia antes do Dia dos Pais de 2013, fui ao açougue, pois iriamos fazer um churrasco pra comemorar a data. Enquanto o atendente cortava a enorme peça, eu fiquei ali olhando. Aquela cena foi me embrulhando o estomago e eu saí passando mal de verdade. Fiquei duas semanas sem comer carne e por falta de apoio (isso é MUITO importante pra quem quer se tornar vegetariano) acabei não continuando. Quase um ano se passou, e em junho de 2014 um amigo veio em casa falando que queria se tornar vegetariano, e como sabia que eu já conhecia um pouco do assunto, veio pedir auxílio. Muito mais que ajudá-lo, resolvi encarar o “desafio”. Coincidentemente, foi na mesma época que comecei a frequentar um templo budista, e também uma das ideias ‘indicadas’ era a alimentação vegetariana. Confesso que no começo você fica ‘meio assim’, não entende bem o que está acontecendo, sente falta de comer carne. Mas com o passar do tempo virá um hábito, comer animais não é mais uma opção.

E o por quê de escolher tudo isso? Por respeito aos animais, à vida, ao planeta. Como assim? Bem, vou explicar.

– O melhor jeito de provar que a gente não precisa comer carne pra sobreviver, é não comendo. Todos os nutrientes que o corpo precisa você encontra fora do mundo animal (E sim, até vitamina B12 existe).
Recursos naturais. A pecuária é a atividade que mais consome água no Brasil.
Opção. talvez há 20 anos atrás a gente pudesse discutir que não existia tanta opção vegetariana. Mas hoje, ainda mais em São Paulo, o que mais existe é opção vegetariana e vegana.
Custo. Sempre ouvi falar que ser vegetariano era caro, e isso não passa de um mito pra desestimular as pessoas. Uma busca rápida na internet me mostrou que 1kg de contra filé é 28,99 reais. Já com o mesmo valor, no mesmo mercado, eu consigo comprar uma abóbora kabocha (R$6), 2 quilos de batata (R$12), 500g de cenoura(R$2,99), 1,5kg de mandioca(R$3,96) e 300g de pimentão amarelo(R$3,99).
Qualidade do produto. Por mais que frutas, legumes e vegetais possam ter agrotóxico, a gente não faz ideia do quanto de hormônios e qual alimentação os animais tem antes do abate.
Igualdade e respeito. Se a gente ama cães e gatos, por que comer porcos e vacas? Quando aparece na TV matérias falando sobre culturas que se alimentam de carne de cachorro, aposto que todo mundo que tem um em casa morre de dó. Além disso, os animais que vão para os nossos pratos passam por um tratamento desumano.

Por isso, caso você se interessou, dê uma oportunidade aos animais. Comece aderindo a campanha Segunda Sem Carne, que incentiva as pessoas a trocaram, uma vez por semana, sua refeição comum por um prato vegetariano.

^0DD2F7A012009E1254632484B6ACB46D2D74B63E9082860262^pimgpsh_fullsize_distr

14 comentários sobre “Porque resolvi ser vegetariano

  1. Olá 🙂
    Eu tento me tornar vegetariana há muito tempo, desde a época do ensino médio, chego a ficar por um curto período de tempo sem comer carne mas depois acabo cedendo e caindo em tentação, sou apaixonada por pizza de frango então isso sempre me faz cair 😦
    Esse ano uma das minhas metas é justamente essa, abandonar o consumo de carne, mas 21 dias já se passaram e eu ainda não consegui abrir mão, se quer tentei pra ser sincera, mas farei um esforço, pois se é isso que eu quero pra mim então eu tornarei isso uma realidade, chega de procrastinar, e esse seu post me ajudou bastante.

    Curtir

    • Fico feliz em estar te ajudando!
      Tenta buscar matérias e filmes relacionados a indústria frigorífica e tals, porque quem sabe pegando um pouco de raiva não te ajuda a parar de comer? To torcendo pra você conseguir!
      Bjs

      Curtir

  2. Sou vegetariana há quase oito anos e ainda tenho que responder muitas vezes a pergunta ”Porque você é vegetariana?”. Quem pergunta tem que estar preparado a ouvir que eu falo mesmo. Mas nunca critico quem consome porque vai da concepção de cada um.

    Quando me tornei vegetariana, eu era totalmente leiga e só tinha um propósito, parar consumir os animais. Vi que consegui e fui estudando e amadurecendo as minhas ideias, e mesmo sendo ovolactovegetariana, sou muito consciente em relação a maquiagem e roupas. Acredito que seja um processo natural de pessoas que querem sair do comodismo e tornar-se melhor. Deixar os antigos hábitos não é tão difícil assim, mas acontece que as pessoas nem sempre estão preparadas para sair da zona de conforto que é oferecida há tanto tempo.

    Me sinto bem porque sei que faço minha parte para um mundo melhor. Ser vegetariano é muito mais do que ser vegetariano.

    Adorei o blog de vocês!
    Muito amor sempre!

    Beijo

    Curtir

    • Parabéns, Stéfhanie! 8 anos é bastante tempo ein?
      Também sou assim: cada um que escolha seu caminho, mas quem quiser saber mais, eu respondo com prazer.
      Acho que a pressão social é muito mais difícil que deixar os hábitos. Mas vale cada vez que a gente lembra que não faz parte desse lado dependente de carne.

      Obrigado pelo carinho! Beijos

      Curtir

  3. Eu acho que esse é um processo bem complicado de se passar a principio né? Tipo para mim, essas questões confundem muito minha cabeça. Eu morro de vontade de virar vegetariana, mas o que significa, é só parar de comer carne ? Isso é fácil para mim que não sou tão fã de carne vermelha. Mas o que complica mesmo, é pessoas que são vegetarianas, elas usam maquiagens, ou produtos de cabelo que tenham sido testados em animais ? Sei lá…Tudo de uma forma consciente; porque eu me sinto muito responsável por várias coisas, que não só passam pelo vegetarianismo, mas também pel consumo consciente.

    Curtir

    • Clara, existem vários “tipos” de vegetarianos. Na verdade nós somos ovolactovegetarianos, ou seja, não consumimos carne de nenhum tipo, mas comemos ovos, leites, e produtos derivados. Existem os veganos, que são pessoas que não utilizam nada que venha do mundo animal, nem explore ou tenha o nome associado a exploração (por exemplo, tem vegano que não bebe algumas marcas de cervejas pois elas apoiam rodeios).
      Com certeza, por coerência, quem é vegetariano não deveria usar produtos testado em animais ou que contenham algo animal, mas é um processo continuo, né? A Bárbara está em transição dos cosméticos, essa semana sai um post sobre isso.
      Eu confesso que não me atento muito as coisas foram da alimentação, mas tudo que percebo tento ir cortando aos poucos. E cada mudança que a gente faz, mesmo que pequena, é enorme para o mundo, principalmente o mundo animal.

      Curtir

  4. Como vocês são lindos ❤ ❤
    Sou vegetariana há 2 anos e meio (quase) e digo que foi a melhor coisa que fiz na vida. Desde pequena levanto a bandeira "animais são amigos, não comida", mas comida sempre foi um problema p/ mim, passei bem perto da anorexia então a "polícia alimentar" (vulgo minha mãe) estava sempre de olho, controlando o que eu comia XDDD
    Finalmente consegui me libertar (das garras desse amor gostoso -sqn) e – sem o apoio de ninguém e muitas vezes quase sendo sabotada pela família – estou há mais de 2 anos sem comer, não sinto falta nenhuma e estou super saudável \õ/ \õ/ \õ/
    Ser vegano é uma meta p/ mim, mas só lá na frente. Já essas perguntas, só dou risada, as pessoas ainda tem pensamento primitivo e não entendem a seriedade do assunto e a não necessidade de carne e leite, no começo me esforçava loucamente p/ explicar p/ todo mundo, os motivos, a necessidade, os problemas e o sofrimento animal (ainda era obrigada a ouvir "Antes eles do que eu"). Depois de ser bem zuada, hoje quando me pegam p/ conversar sobre e eu vejo que não vai ser conversa séria, só digo que sou uma flor e faço fotossíntese =3
    Parabéééns a vocês por terem se conscientizado e adotado esse estilo de vida que é só amor ❤
    *tive e editar muito esse comentário, já tinha virado um post 😛
    Bjooo :**

    Curtir

    • Obrigado Carol ❤
      Olha, também considero uma das melhores escolhas que fiz!
      Te entendo quanto a ser sabotado, já fui umas duas vezes, fiz um auê e rolou um respeito. Mas sempre tem aquele parente que vem encher o saco. Mas se cuida viu? Cuidado com as proteínas hahahahaha (brincadeira!).
      Ser vegano é uma ideia distante pra mim, mas não impossível, acho que a partir do momento que eu mesmo comprar e preparar tudo que consumo, fica mais simples.
      E quando dizem que as plantas também tem vida? ZzZzZzzZZZZzzZ…
      Com certeza! E todo mundo que vem perguntar, com interesse de verdade, eu tento ajudar, pra que mais e mais pessoas possam aderir ❤

      Beijos!

      Curtir

  5. Admiro muito pessoas vegetarianas, ainda não sou, mas pretendo (quero começar devagar para não ficar doente, pois sou acostumada com carne todo dia), em 7 dias eu já fiquei 3 sem comer carne, o que já foi um grande avanço para mim hahaha. O meu maior problema é minha família, não vivem sem carne e sei que não vão me apoiar muito, porém eu vou morar sozinha esse ano e acho que vai ser mais fácil. Depois que eu fiz um curso de Química de Alimentos e vi milhares de vídeos sobre abates de animais, sobre como a vida deles é horrorosa, sobre como somos cruéis, desumanos e consumistas, fiquei com muita vontade de não compactuar mais com isso tudo.
    Eu realmente achava que vegetarianos gastavam mais com comida, é bom saber que não haha
    Ótimo post, beijos!

    Curtir

    • Amanda, boa sorte viu!?
      Quando mais a gente descobre sobre a produção e abate, mais a gente quer ficar longe de consumir.
      To torcendo aqui por você pra conseguir se livrar aos poucos. E não deixa ninguém te desestimular não! Em casa minha família é nordestina, imagina o tanto te pratos típicos que eu convivo? demorou até para pararem de me oferecer. Quando morar sozinha, com certeza, vai ser muito fácil!
      Beijos!

      Curtido por 1 pessoa

  6. Poxaaa vida Rafa, que foda! Vcs dois são vegetarianos?
    Eu sou vegetariana a mais de 10 anos e não sinto falta NENHUMA de carne! Sim, como derivados, pois sou viciada em queijos e por ser muito magra preciso comer ovo 😦 Ser Vegano é bem complexo e acredito que vc precisa estar disposto em mudar sua alimentação por completo. Eu era muito nova quando parei, nem entendi muito o porque, apenas começaram a tirar da minha alimentação. Hoje não como nenhum tipo de carne e meu corpo funciona supeer bem. 😀
    Preciso fazer um post contando essa minha mudança, no meu blog também, me irrita tanto as pessoas falarem que é NECESSÁRIO comer carne o que não é nada verdade!
    Parabéns por essa sua nova vida \o/
    Adoreiii o posttt ❤

    bjos

    Curtir

    • Siiiim, nós dois somos! ❤
      Também consumimos derivados de leite e ovo, mas acredito que só parando de comer carne a gente já fica com a consciência mais tranquila.
      É um saco ficar respondendo essas coisas né? "E as proteínas?", "Mas você tem que comer carne!", "E como vai ser com seus filhos?"… Da até preguiça de ficar discutindo hahaha
      Faz sim, Raquel! Já vai ter um leitor 🙂
      Beijos

      Rafa

      Curtir

Deixe um comentário

