Na Estante: Por lugares incríveis

img_4461-1
Comprei Por lugares incríveis no começo/meio de 2015, ansiosa e já curiosíssima pra ler. A capa do livro é super fofa, chamativa (como quase sempre) e a sinopse me instigou bastante. Mas, por algum raio de motivo, ele não foi a leitura imediata que escolhi, pelo contrário, também não foi a próxima, nem as próximas. Resumindo, li ele um ano depois, só agora no começo de 2016, e sabe que eu acho que não foi por acaso? Eu AMEI começar o ano com ele, isso me deu o maior gás pra pegar firme na leitura nesse ano.

A história é uma narrativa contada em primeira pessoa, que se divide entre os personagens principais, Violet e Finch, e deixa a leitura bem mais gostosa, isso porque aproxima ainda mais o leitor e tem uma dinâmica ótima. Assim que você lê o relato de um, quer correr loucamente e ler logo o do outro. É viciante e prende muito. Os dois fazem parte de universos diferentes, apesar de estudar na mesma escola e morar na mesma cidade, e talvez jamais se aproximariam se não fosse pelo mesmo momento em comum: estar na torre do sino do colégio, pensando seriamente na possibilidade de pular lá de cima. Sim, isso mesmo. O tema que desenrola o livro é depressão/suicídio e suas causas e efeitos, específicas pra cada personagem, e isso já pode ser percebido nas primeiras páginas. O que pra mim tirou completamente a impressão de só mais um livro juvenil.

IMG_4802O assunto é sério e a história densa, mas ao mesmo tempo a leitura é fluida e leve. Senti como se tivesse dois amigos de círculos diferentes se conhecendo e me contando as percepções, dúvidas e sentimentos que têm um pelo outro e pela vida. E, apesar de vários momentos de humor, o livro pende bastante pra um draminha, e falta bem pouco para cair no clichê das histórias de superação, mas é salvo pela profundidade na tratativa do assunto principal e pelo desfecho inesperado. O que vi foram dois jovens com problemas pessoais reais e cotidianos, tão possíveis que podem acontecer comigo, com você e com seus amigos facilmente (infelizmente), mas que estavam no momento, na hora, no lugar certo e com a pessoa ‘certa’  para mudar tudo.

E no meio da montanha russa de emoções que Por lugares incríveis me proporcionou, eu percebi que ele mostra de diversas formas o quanto é importante buscar saídas, buscar soluções e ter esperança de que as coisas podem melhorar apesar de tudo, e que ter alguém que te apoie, te desafie, te instigue a superar e enfrentar seus fantasmas, te aceitando como você é, tendo paciência com seus medos e suas angústias e te dando a mão firmemente, torna esse caminho muito mais leve. Eu sorri, eu chorei, eu me apaixonei (sempre acontece) e eu sofri MUITO com o final. Me desesperei quando notei o desfecho que a história ia tomar, e ao terminar de ler passei longos 40 minutos chorando de soluçar (!), e confesso que ainda não superei o que houve! Mas ainda assim, recomendo demais, porque olha, eu vou carregar a história de Theodore Finch e Ultravioleta Markante comigo por um bom tempo, e me desesperar quando ouvir alguém falar de buracos negros nos rios, lago e oceanos. Você também se desesperaria, acredite!

Editora: Seguinte |   Autor: Jennifer Niven  |   Número de páginas: 335

 ^C2AC964286C5B7F49A85128BB42813641D3ECA0F6277AB0C94^pimgpsh_fullsize_distr
9 comentários sobre “Na Estante: Por lugares incríveis

  1. Pingback: Quando tudo para | Odeio Sagu

    • Mari, sei bem como é essa sensação! A gente fica meio sem chão, né!? haha Sabe o que eu fiz? Fui começar a ler um livro sobre serial killer hahahaha pra dar uma balanceada na emoção!
      Posta sim! Quero saber sua opinião em detalhes *-*
      Beijos!

      Curtir

Deixe um comentário

