Na Estante: O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares

Em uma das tantas vezes que passava na Saraiva só para ver se tinha algum livro diferente, eu me deparei com esse, que era bem diferente do que eu imaginava, a começar pela capa. Rolou um medinho, porque eu sou dessas, mas a arte gráfica dele me deixou muito curiosa. Super bem trabalhado no estilo ‘livro antigo’, com capa sépia, aspecto desgastado e imagens bem bizarras dentro, o livro ficou na minha cabeça por semanas. Sim, eu não comprei na hora por receio de ser macabro demais e eu não conseguir ler, mas fui pesquisando resenhas e informações sobre ele e decidi tentar. Alguns meses depois ganhei ele de amigo secreto e pronto, foi chegada a hora de mergulhar em um universo completamente paralelo.

O livro é o primeiro romance (!) de Ransom Riggs – que é meio multitarefas e também atua como cineasta, blogueiro e repórter – e foi super bem aceito pelo público e pela crítica. O mais legal é que a ideia inicial era apenas fazer um livro com fotos antigas bizarras que contassem uma história visual em sua sequência, mas ele resolveu criar uma narrativa e as fotos serviram para ilustrá-la e tcharãn, nasceu o romance pitoresco. Ô reviravolta feliz, Ransom, brigada querido!  As imagens do livro remetem, do começo ao fim, o sobrenatural, o assombrado, um terrorzinho. E a história, que vai sendo ilustrada por elas, segue a mesma linha, exceto pelo terror, que não tem, não (ufa!). Elas são todas em preto e branco – e, segundo o autor, são todas reais, emprestadas de colecionadores de fotos antigas #medo – e estrategicamente postas para gerar um certo desconforto e um suspense do que vai vir adiante. Os capítulos se iniciam com arabescos bem característicos (super fofos, but), e isso ao mesmo tempo que dá uma leveza, deixa ainda mais macabro. É difícil entender. Mas a impressão é de que todos os detalhes foram muito bem pensados pra realmente gerar sensações no leitor, quase sempre de desconforto e medo.

img_5866A história começa apresentando Jacob, um garoto de 11 anos, que se relaciona melhor com o seu avô, Abe, do que com os pais. Abe, um refugiado de guerra e órfão, que viveu toda a infância e adolescência em um orfanato um tanto diferente, com crianças um tanto peculiares, sempre contava histórias fantásticas . Mas Jacob nunca acreditou nas histórias bizarras que ouvia, até acontecer algo trágico que deu uma bela agitada na sua vida e o fez ir até a ilha em que seu avô viveu em busca de sinais desse passado estranho. E é aí que começa o mix de realidade e fantasia, quando Jacob descobre que todas as histórias que ouviu eram reais, e as crianças peculiares mais ainda.  Até tudo isso acontecer o livro fica bem parado, mas um pouquinho antes da metade as coisas começam a acontecer e finalmente não dá vontade de parar!

Eu gostei bastante do livro e confesso que já li duas vezes! Fiquei super animada quando soube que teria a adaptação para o cinema. Porém, quando vi o trailer, rolou uma decepção. Achei muito ‘bonitinho’, a fotografia é muito boa, mas não era o que eu esperava. Minha expectativa era um filme obscuro, meio de terror, suspense, com ar meio macabro. Mas, ainda assim, eu quero ver, já que pelo menos a escolha dos atores me deixou feliz, acho que combinou bem com a característica dos personagens! A previsão de estreia é para setembro desse ano, ou seja, dá tempo e sobra pra ler o livro antes 😉

Editora: Leya | Autores:  Ransom Riggs | Número de páginas: 336

^C2AC964286C5B7F49A85128BB42813641D3ECA0F6277AB0C94^pimgpsh_fullsize_distr

Anúncios

5 comentários sobre “Na Estante: O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares

  1. Faz tempo que quero ler esse livro e preciso correr, já que a adaptação está chegando. Ainda não vi nem o trailer. Vou tentar esperar, ler primeiro.
    Quando soube do livro, rolou um misto de curiosidade e medo (sim, também sou dessas). Mas a curiosidade venceu e me convenceu logo de ler. Só que a fila de leitura nunca diminui, né?! haha

    Curtido por 1 pessoa

    • Lari, dá tempo, o filme ta previsto pra setembro. Se quiser emprestado, disponha haha Acho que se você ver o trailer e depois ler o livro vai ter a imaginação de personagens e cenário mais direcionada já, bem diferente da que eu tive e não vai sentir tanto esse impacto da diferença entre um e outro. Mas recomendo ler o livro antes, é interessante ver a diferença, perceber que o filme foi feito pra ser mais comercial, sabe?
      Eu furei a minha fila pra ler esse, as duas vezes hahaha por que tava ansiosa demais!!!

      Curtir

  2. Barbara, li esse mês passado, depois de ver o trailer do filme e me interessar, e também me apaixonei pela história!
    Achei sensacional!
    Você sabia que tem continuação?! Está na minha fila, mas assim que ler, te conto!
    Beijos

    Curtido por 1 pessoa

    • Vera, você fez o caminho contrário do meu haha me conta como foi ler o livro depois de ver o trailer? Você sentiu essa diferença de magia que o filme passa pro aspecto quase macabro do livro?
      Eu não sabia que tinha continuação, o Rafa que me falou esses dias e eu já quero muito ler! Se você ler antes me conta sim!

      Beijos 😉

      Curtir

      • Então, Bá, não achei difícil não..
        Naturalmente passei a imaginar alguns personagens um pouco como o trailer, mas de resto, não achei nenhuma influência na minha visão do livro…

        Te conto super!
        beijos, lindona!♥

        Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s